segunda-feira, 8 de junho de 2015

Como entreter crianças pequenas numa viagem de carro - sem tablet e nem qualquer tipo de material ou brinquedos

                               

No último feriado, viajamos de Minas Gerais até o Rio de Janeiro, e pegamos um baita trânsito. O reizinho está crescido e já não tira longas sonecas no carro como antigamente. Eu sempre me preocupo em levar brinquedos, lanchinho, e todo o arsenal tecnológico, como tablet e celulares. Fazemos paradas regulares para ele esticar o corpinho, gastar um pouco da energia acumulada e ir ao banheiro. Mas dessa vez, a viagem demorou tanto, que a bateria do tablet terminou. Meu celular foi junto e o do meu marido era o responsável por fornecer a música da viagem.

O reizinho foi ficando irritado, querendo se soltar do cinto de segurança, e previ horas complicadas dentro do carro. Eu sempre tento brincar com ele, ao invés de entregar logo o tablet. Até porque, acredito que as viagens servem para isso mesmo, unir pais e filhos, promover conversas, interações. Mas agora que cresceu, e está com uma certa autonomia, ele mesmo pede pelo aparelho.
E então - pimba! - a bateria terminou.

Como ele mesmo já sabe que a bateria quando termina, precisa ser recarregada, foi "forçado" a voltar sua atenção para mim. E eu? Bem, eu tinha um arsenal de brincadeiras na manga, que vou compartilhar com vocês nesse post. as brincadeiras devem ser adaptadas de acordo com a idade do seu filho. O meu, tem 4 anos.

1) A Mágica das Bolinhas
Essa ele adora. Em todo carro viajante sempre tem um lixo guardado dentro de algum compartimento. Pega-se papel de bala, fazemos uma bolinha. Colocamos a bolinha na mão, fazemos alguns movimentos para distrair os olhos dele e apresentamos as mãos fechadas, uma sobre a outra, como um X para ele descobrir em qual mão foi parar a bolinha. É uma brincadeira bobinha, mas ele adora. E depois é a vez dele.

2) Quente / Frio
Pedimos para ele fechar os olhos. Escondemos a bolinha da brincadeira anterior dentro do carro, e ele precisa adivinhar onde a dita cuja foi parar. Para saber se está no caminho certo, ele pergunta se está quente ou frio, até encontrar.

3) "Desenhar" no ar
Nessa brincadeira, temos dois participantes. Um desenha letras, números ou formas geométricas no ar, e o outro adivinha o que é. Depois invertemos os jogadores.

4) Enriquecendo o vocabulário
Sempre existe uma palavra nova para aprender. Nessa viagem, trabalhamos as partes do corpo. Cabeça, braços, pernas, barriga e etc, são palavras que ele está careca de saber. Mas calcanhar, tornozelo, bíceps, abdomem e carótida, ele aprendeu no último fim de semana, durante essa brincadeira. Depois de ensinar a criança, realizamos a "sabatina".
#filhodemédicos

5) Histórias sem fim
Essa eu adoro. Um começa a inventar uma história, e cada membro da família vai acrescentando eventos e diálogos. Eventualmente, cada um se torna um personagem, e os diálogos acontecem espontaneamente, entre todos. Podem acrescentar sonoplastia, batendo no teto do carro, passando a unha no cinto de segurança, batendo os pés no chão. A imaginação é quem manda.

6) Categorização
Vocês escolhem um tema. Digamos..."Animais do Mar". Aí cada pessoa da família fala o nome de um animal e perde quem não conseguir lembrar de um que não tenha sido falado.

7) Eu vejoooooo....
Você fala; "Eu vejooooo....." e completa com alguma característica daquilo que está vendo. digamos que esteja vendo a grama. Você diz então: "eu vejooooo....uma coisa verde" (escreva no celular o que você "viu").
Então as pessoas tentam adivinhar o que você está vendo e vão chutando.
poderia ser uma placa verde? Um carro? A parede de uma casa? O sinal verde?
Quem responder "a grama", vence.

8) Trocando as letras das músicas
Pegue aquela música que seu filho curte e convide-o a inventar uma nova letra para ela. Vocês podem incluir pessoas que conhecem na música, para ficar mais pessoal.
Ex: "Nana, Gabriel, que o vizinho vai te achar. Você namora a filha dele, e agora vai ter que casar".
(Nana, nenê, que a cuca vai pegar...)

9) Fazer perguntas ridículas
Adoro essa! Faço perguntas bizarras com duas ou três opções de resposta.
Ex: "Gabriel, você prefere....comer um prato de cebolas ou ficar uma semana sem andar de bicicleta?"
"Ir brincar na disneylandia ou comer um balde de brigadeiro?"
"Dar um beijo na mamãe ou um abraço no Bob Esponja?"
Depois é a vez dele de bolar perguntas.

10) Brincar de adoleta

11) Brincar de sério. Quem rir primeiro, perde.

12) Brincar de "quem vê primeiro". Pode ser um caminhão, um homem careca andando na rua, uma loja azul....

13) Imitação. Seu filho precisa imitar tudo o que você faz. Caretas, barulhos, danças no banco, palhaçadas, penteado no cabelo, etc.

E, se você tiver uma caneta...

Pode desenhar um relógio no pulso deles.
Carinhas em cada dedo da mão, e ainda inventar histórias com eles.
Brincar de jogo da velha (com os maiores).
Pode fazer "imite o desenho", tentando realizar desenhos simples para seu filho imitar. e depois você imita ele.
Pode brincar de forca.
Pode desenhar uma estrada na barriga da criança e usar a tampa da caneta como carrinho.
Percebeu? A imaginação não tem limites....e essa viagem será inesquecível.

3 comentários:

  1. Adorei, Lu! Vc , sempre criativa! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Quanta criatividade, Lu! Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso! !!! Muito melhor que qualquer tablet, celular.....kkkk

    ResponderExcluir

Recados Reais: