domingo, 8 de maio de 2016

O que meu filho aprendeu viajando...



Bendita Disney! Se existe uma coisa que o Gabriel aprendeu por aquelas bandas, foi esperar a sua vez de brincar.
Parece algo muito simples, mas ele tem um grau leve de autismo, e esperar - por qualquer coisa - nunca foi o forte do Reizinho.

Porém, durante sua primeira viagem para a Disney, aos três anos, ele chegou a conclusão de que haveria uma recompensa maravilhosa, sempre que esperasse a sua vez de brincar.

E quando chegamos no Brasil, para a nossa surpresa, ele continuou esperando a sua vez, até mesmo em situações onde não haveria recompensa. Foi nítida a melhora em sua capacidade de tolerar qualquer tipo de espera.


Arrumar as malas, chamar e reconhecer o taxi, pegar o carrinho de malas no aeroporto, fazer check-in, colocar a bagagem na esteira, aguardar para entrar no avião, afivelar o cinto de segurança...

O Reizinho ainda não fez cinco anos, mas já passa por todas essas etapas com a segurança de um viajante experiente. E como ele sabe exatamente tudo o que vai acontecer, já é capaz até de nos ajudar com tarefas simples. E parou de dar bronca quando o carregador de malas do hotel, leva as nossas malas.

"MÃE! o tio pegou a minha mala! Devolveeeee!"



Gabriel segue uma rotina durante o ano todo. ele tem hora de dormir e acordar, fazer as refeições, escovar os dentes, realizar exercícios físicos, brincar...

A rotina traz segurança para a criança, que aprende a ter noção do que vai acontecer e a que horas. Saber o que vai acontecer, diminui a ansiedade.

Quando viajamos, embora a questão dos horários das refeições seja o máximo possível preservado (não queiram ver este Reizinho com fome!), todo o resto fica um pouco bagunçado.

Agora ele aprendeu que não saber exatamente o que irá acontecer, pode revelar muitas surpresas agradáveis. Isso também estimulou a sua fala, pois ele pergunta o tempo todo:

"O que nós vamos fazer agora?"
"Hoje tem parque?"
"Meus primos vão também?"
"Tem brinquedo lá?"
Etc, etc, etc.


Em cada viagem, a criança sempre aprenderá alguma coisa. Algumas vezes, esse aprendizado é rapidamente percebido pela família. 

Em outras, pode levar meses até a criança soltar alguma pérola aprendida durante a viagem. Mas quando isso acontece, os pais ficam transbordando de orgulho.

No nosso caso, o Reizinho nos surpreendeu semanas após o término da viagem. fomos comprar chocolate e ele observou:
"O chocolate é feito com cacau."

Aprendeu isso no parque Florybal em Gramado. Interessante, que na hora em que "explicamos como era feito o chocolate", ele nem nos deu muita bola. Mas assimilou a informação.

Em todas as viagens, sempre é possível ensinar. E aprender sem a pressão da escola é mais divertido.


O Reizinho sempre estudou em escolas onde só se fala inglês. Mas quando chegou nos Estados Unidos, ficou encantado ao perceber que as crianças falavam "a língua da escola", e que através desse idioma, foi possível brincar com elas.
Agora está se interessando por outros idiomas, e sempre que viajamos, ele pergunta que língua eles falam lá. Até quando viaja para o nordeste....Rsrsrs


Por último, e não menos importante, aprendeu a adorar hotéis. Ele percebe que é necessário se comportar com educação no hotel. Que não é legal gritar ou fazer barulho dentro do quarto, pois os outros hóspedes estão dormindo.

Aprendeu que os hotéis possuem muitas áreas divertidas, que é um ótimo lugar para fazer amigos, e que o hotel é como se fosse o coração da viagem, o seu porto seguro. O lugar para onde ele sempre vai voltar ao fim de um dia cansativo e cheio de novas aventuras.

Esse post fez parte da blogagem coletiva entre diversos blogs de viagem em família. Estão participando:





1 – Viagens que Sonhamos
2- Felipe, o pequeno viajante
3- Malas e malinhas
4 – As Passeadeiras
5 – Do RS para o Mundo
6 – Família Viagem
7- Viagem Simplesmente
8- TripBaby
9- Ases a Bordo
10 – Malas e Panelas
11 – Vem Pro Parque
12 – No Mundo com a Gente
13 – Trilhas e Cantos
14 – Gosto e Pronto
15- Valentina na estrada
16- Retrip Viagens e Experiências
17 – Para a Disney e além
18 – Wanna Disney Pelo Mundo
19 – Com Filhos por aí!
20 – Cuore Curioso
21- Andreza Dica e Indica Disney
22 – Viajo com Filhos (Fernanda)
23 – Por aí com os Pires (Line Pires)
24 – Vida de Viajete:
25 – Cantinho de Ná (Cynara Vianna)
26. Viajo com Filhos (Patricia)
27. Carregando Malinhas (Aline Figueiredo)
28. De Primeira Viagem (Aline Aguiar)
29. Roteiro Renatours
30. Ferinhas Viajantes (Ana Paula Lima)
31-Os Caminhantes
32- Dicas da Rege
33 – Viajando em Família
34 – Pequenos pelo mundo
35 – Passeiorama

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa filha tbm adooooora hotéis rsrrsrs as vezes ela pede para ficar aproveitando o hotel e diz: nossa precisamos aproveitar o dinheiro que gastamos na diária rssrs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a parte do chocolate e que o ingles da escola serve para alguma coisa...rsrsr. Primeira coisa que meu filho perguntava sobre hotéis, era se tinha piscina..rsrs. Abç. Su

    ResponderExcluir
  4. Adorei.. temos que aproveitar cada detalhe para eles aprenderem cada vez mais!!

    Bjs Line (Por aí com os Pires)

    ResponderExcluir
  5. Adoreei! Que bom que as viagens o ajudam a sair da zona de conforto e perceber que também há agradáveis surpresas ao fazer isso! E hotéis realmente são tudo de bom né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post!
    Toda vez que vamos viajar minhas filhas já perguntam com olhinhos esperançosos: "Tem hotel?" hahahaha

    ResponderExcluir
  7. Meu filho também adora se hospedar em hotéis, porque lá a mamãe libera pular na cama e pra ficar mais divertido é preciso ter banheira!!! Parabéns pelo post,beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adoramos conhecer o Reizinho e seus aprendizados nas viagens. Muito legal o artigo.

    Abraços,
    @valentinanaestrada

    ResponderExcluir
  9. Os meus também amam um hotel. Quando vamos pra algum ligar onde temos família, eles perguntam logo se iremos ficar na 'casa do parente' ou em um hotel.

    ResponderExcluir
  10. Adorei os ensinamentos que, com ele, têm uma visão e saber especial. E ele consegue trazer tudo para o dia-a-dia, o que mostra que assimilou bastante coisa. Parabéns! Abraços, Carlos

    ResponderExcluir

Recados Reais: