segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Como fazer um guia de viagens infantil...


Recentemente, conseguimos umas passagens bem baratas para Paris e resolvi apresentar essa cidade linda para o meu filho antes de chegarmos lá. Comecei a procurar guias de viagem com uma pegada bem infantil, e... Não encontrei!!!

Coloquei a cabeça para funcionar, e decidi eu mesma elaborar um guia totalmente adaptado para as necessidades da nossa família.


Compartilhei o álbum em um grupo de viagens do facebook e para a minha surpresa, a ideia teve uma imensa aceitação. Choveram pedidos que eu compartilhasse o link e também pessoas perguntando como eu fiz o nosso guia. Acho que a graça é justamente essa, você montar em casa um guia que mostra todas as coisas que vocês verão durante o passeio.


Quer aprender a fazer o seu guia????
Então arregace as mangas porque o trabalho é grande. 
Mas compensa!!!


COMO FAZER SEU GUIA INFANTIL :

1) Defina o seu roteiro antes de montar o guia. É por esse motivo que cada família deve montar o seu próprio "guia". A duração da viagem e os lugares a serem visitados variam.

2) Agora que você já sabe quais monumentos deseja visitar, é hora de começar a pesquisar essas imagens no Google. 



3) Faça uma pasta de imagens e guarde essas fotos todas dentro dessa pasta. Isso vai te facilitar na hora de montar o fotolivro.


4) Vamos partir para os museus. Aqui vocês terão mais trabalho. Descubram as principais obras de arte de cada museu a ser visitado entrando no site oficial do museu ou em blogs de viagem.

5) Salve as imagens dessas obras na pasta que você já montou. Não se esqueça de anotar o nome de cada obra. Para crianças mais velhas, vale a pena escrever alguma informação ou curiosidade a respeito de cada obra de arte. Eu optei por não fazer isso, pois o Reizinho tem cinco anos.



6) Você pode organizar uma caça ao tesouro dentro do museu, e bolar até um prêmio. Coloque um espaço assim  (             )   para a criança marcar com um X as obras que for reconhecendo.



7) Se o seu filho já escreve, você pode bolar um questionário para ele responder após a visita. 
Sugestões: "Qual foi a sua obra de arte preferida?", "O que você sentiu quando viu a Monalisa?", "O que é mais gelado, uma estátua de mármore ou de bronze?", etc, etc, etc.
Como o meu filho ainda não escreve, eu inseri uma página para ele fazer um desenho:



8) Pensa que acabaram suas pesquisas de imagens no Google? Engano seu. Pesquise também mapas, a bandeira do lugar, a moeda, e até mesmo algumas palavrinhas na língua do local que vocês irão conhecer. Exatamente como os adultos fazem.


9) Eu também pesquisei músicas e filmes que se passavam na França, bem como comidinhas deliciosas. Pronto, agora já pode parar de pesquisar imagens. É hora de editar tudo (seu trabalho ainda nem começou...).

10) Entre no site Picmonkey para editar as suas fotos. Você pode querer fazer uma colagem ou escrever o nome de um quadro diretamente na foto, para ter menos trabalho na hora de montar o seu livro.


11) Baixe o programa gratuito D-Book. É nele que você vai montar o seu fotolivro. É esse aqui:


12) Clique em Fotolivros e depois em Manual, a não ser que prefira usar alguma das opções de formatos que o próprio D-Book te dá. Mas não recomendo, pois isso te tira a liberdade de criar cada página.


13) Após montar e salvar o seu livro (o D-Book é bastante intuitivo), é hora de revelar. Eu nunca tive problemas com a Saraiva Revelação Digital. Existem outras empresas que também imprimem o livro, basta escrever fotolivro no Google que aparecerão várias.

14) escolha o tamanho médio. O grande fica imenso para ser carregado dentro da bolsa e o pequeno, não desperta muito a curiosidade das crianças. Fujam das capas duras para seu livro não ficar pesado. Eu optei por imprimir em espiral, paisagem (ou seja deitado), tamanho M.

 Agora é esperar chegar! Espero que faça sucesso!!!

8 comentários:

  1. Um luxo!
    Amei!!!
    Pena q nao tenho paciencia. Kkkk

    ResponderExcluir
  2. Posta o link com as imagens para servir de modelo para nós!!! obrigada

    ResponderExcluir
  3. Que ideia linda, amei!!!

    Clau
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito, Luciana!!! Adorei a ideia e o post ficou show!!! Coloquei link em um post que publiquei esta semana, sobre presentes diferentes para o dia das crianças!
    Usei uma imagem também, e citei a fonte. Gostaria de saber se há problema para você. Se quiser, eu tiro imediatamente! Um forte abraço e muito obrigada por compartilhar esta ideia linda!
    abraços, Lili @trilhasecantos

    ResponderExcluir
  5. Lu, adoramos! Aliás, queremos te contratar para fazer books para nossas viagens também, kkkk
    Olha que esse é um novo nicho a ser explorado, hein!!
    Parabéns, bjs dos 4 Ases

    ResponderExcluir

Recados Reais: