sexta-feira, 8 de maio de 2015

Catando inspirações e informações para o Vale do Loire

Sim, antes de viajar, eu faço o dever de casa! A região do Vale do Loire é muito rica, em termos históricos. Então, além de comprar da FNAC de Portugal alguns livros sobre as personalidades que moraram por lá (tipo, a Catarina de Médicis, Diana de Poitiers, Mary Stuart, etc...), também li muitas informações valiosas na Wikipedia e em blogs de pessoas que tiveram a felicidade de conhecer essa região mágica.

Na verdade, a maioria das minhas viagens começa assim, com informações que eu eventualmente encontro aqui e ali (revistas, blogs, amigos, propagandas). Quando aquilo me desperta o interesse, eu parto para a segunda etapa, que é pesquisar mais sobre o local. Uma pesquisa superficial mesmo.

Daí, quando a vontade explode mesmo no meu coração, eu parto para a pesquisa de preços e a organização da viagem propriamente dita (melhor época de se ir, roteiro, quanto $$$ levar, quanto as coisas custam, como conciliar uma época boa que não atrapalhe meu trabalho e o do meu marido, estudar a cultura local, etc). Essa fase de preparação pode levar até um ano, acreditem ou não.
Para vocês terem uma idéia, as nossas próximas duas grandes viagens já estão sendo planejadas por nós (leste europeu e Las Vegas novamente, que estou morrendo de saudades de lá).

Durante a preparação dessa viagem, eu me encantei tanto com os castelos que irei visitar, que tive uma idéia genial! Não sei se conseguirei coloca-la em prática, mas vou tentar, pelo menos para alguns principais.
Resolvi que vou usar roupas temáticas, inspiradas nos locais que vamos visitar. Não vou vestida de princesa (lamentavelmente), mas cada traje terá uma referência relacionada a quem viveu no castelo.

Dessa forma, em Versailles, minha roupa será inspirada na Maria Antonieta, na fase em que ela gostava de fingir que era uma pastorinha, e usava um vestido branco com chapéu de palha. Resolvi usar o vestido branco de rendas que comprei para o batizado do Gabriel, com um chapéu que trouxe de Paris há alguns anos.

Para o castelo de Ussé, que inspirou o castelo da Bela Adormecida, resolvi me inspirar no principe Felipe, e usar uma legging marrom, botas curtinhas, trench coat com blusa preta por dentro, e chapéu Fedora. Na foto abaixo, os passarinhos já haviam roubado o chapéu do príncipe.



No castelo Chenonceau, onde viveu Catarina de Médicis, resolvi optar por uma blusa linda toda trabalhada com pérolas e de mangas bufantes e uma calça preta. Vejo muitas fotos dela de preto e usando pérolas.

Entenderam o espírito da coisa? Se eu fosse passear no Coliseu, colocaria sandálias gladiadoras. E talvez uma sainha plissada prateada (ainda bem que não vou para a Itália, essa roupa não é confortável).

Aqui estão alguns sites que podem ajudar a te inspirar a ir ao Vale do Loire, ou até mesmo auxiliar nos preparativos da viagem que você já decidiu realizar:

http://www.viajarpelomundo.com/2009/04/poesia-do-vale-do-loire.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recados Reais: