sexta-feira, 8 de maio de 2015

Farmacinha de viagem

A pessoa planeja a sua viagem. ECONOMIZA. Sonha. Reserva hotéis e espetáculos. Faz contagem regressiva (eu sempre faço). Conta pra todo mundo. Tenta conciliar o seu período de férias com o do marido para poderem ambos viajar juntos. Lê todos os guias de viagem. Cria pastinhas para organizar cada um desses ítens.

Daí, viaja. Faz o caminho do aeroporto, delícia total. Passa meio-dia dentro de um avião (chaaaato) e finalmente chega em seu destino.
Prepara-se para colocar todos os planos em ação, quando começa a sentir a garganta arranhando. Nada do outro mundo, só uma secura desconfortável... que vai piorando ao longo do dia. Surge uma febrezinha por volta das quatro da tarde.

Às oito da noite (horário de início do espetáculo, que foi pago em libras, no seu cartão de crédito, há 3 meses), a febre já passou dos 38 graus. E ainda que você force a barra e vá ao show, a noite certamente já terá perdido o sabor. Até porque, com a garganta cheia de pus, vai ser difícil engolir a refeição pós-teatro.


Certamente, no dia seguinte, você estará um caco. E essa viagem terá sido um fiasco.
Aconteceu comigo duas vezes. Na primeira, uma hiper-mega-super-ultra- cólica menstrual me privou de conhecer a catedral de Notre-Dame em Paris. Na segunda, uma amigdalite tirou um pouco a graça de uma viagem à NY.

Como eu não quero que essas coisas aconteçam com você, decidi escrever este post. Daí você pode estar se perguntando: "Caramba, mas estamos em Setembro!!! As férias são em Dezembro!! Ainda falta um tempão para chegar dezembro!!".

Amigo leitor: você vai precisar mesmo de alguns meses para preparar sua saúde para viajar. É hora de incrementar a sua imunidade, e para isso acontecer, você vai precisar de tempo. Embora as viagens nos proporcionem muito prazer e diversão, elas também trazem a sua cota de estresse (malas perdidas, atraso de voo, reservas erradas, etc). E o estresse detona a sua imunidade, o que pode te deixar mais susceptível à doenças.

Converse com o seu médico se você tem algum problema de saúde que te impeça de tomar vitamina C. Se não tiver, considere tomar 1g por dia em doses fracionadas, 500mg pela manhã e 500mg à noite, diariamente, por uns 3 meses. Com a imunidade forte, as chances de uma gripe te pegar diminuem sensivelmente (o seu colágeno também vai agradecer). Capriche igualmente na alimentação durante essa fase pré-viagem.

Dê uma caprichada nos seus planos de exercícios da academia, mas cuidado para não sofrer lesões ortopédicas. As pessoas com algum preparo físico suportam melhor longas caminhadas (de compras...), longas horas espremidas numa cadeira de avião, longas horas em pé (filas da Disney...), carregam sacolas e malas pesadas com menos sofrimento (e dores nas costas)e porque não dizer, saem melhor nas fotos. É duro, mas é verdade.

Se você tem alguma pendência em termos de saúde, é hora de resolve-la. Por exemplo, digamos que você tem sentido umas fisgadas nos dentes. Se você é como a maioria das pessoas normais, detesta ir ao dentista. E protela. Como é só uma fisgadinha eventual, vai empurrando com a barriga. Só que o danado do dente vai te fazer uivar de dor justamente no dia de ver a troca da guarda no palácio de Buckingham. E se você uivar os guardinhas-soldadinhos podem te prender.
Se comprou alguma bota nas liquidações de inverno e pretende usa-la na viagem de dezembro, é hora de começar a amacia-la. Seu pé agradece. E você vai me agradecer também. Poucas coisas são mais irritantes do que sapato-tortura.

Comece a organizar uma lista básica de medicamentos para levar na sua viagem. Você vai gastar algum dinheiro fazendo isso, mas vale a pena cada centavo gasto. Como vocês sabem, eu não posso citar nomes de medicamentos aqui no blog (e nem por e-mail), pois isso fere a ética do conselho federal de medicina (além de colocar a sua saúde em risco). Mas eu posso fazer uma lista de sintomas/doenças contra os quais você deve levar algum medicamento. Pegue essa lista e leve para o seu clínico geral indicar as melhores opções para o seu caso.

Leve remédio para:
Dor-de-cabeça
Pastilhas de garganta
Cistite
Candidíase (já imaginou você nas Bahamas, de biquine o dia inteiro... e depois de 3 dias assim surge aquela coceira insuportável???)
Dor no estômago
Cólicas
Alergias
Enjôo
Diarréia (o certo é "deixar sair", mas se você estiver prestes a ficar 15 horas dentro de um avião...)
Antinflamatórios em geral (para aquela dorzinha na coluna que surge no final do dia)
Relaxante muscular
Band-aid (muitos!!!!milhares!!!)
Spray anti-séptico
colírio
creme de corticóide
preservativos (muitos!!!milhares!!!Vai te poupar muita dor-de-cabeça. Uma vez atendi um gringo na emergência com gonorréia. Acredite em mim, você não vai querer passar por isso.)
pílulas anticoncepcionais
remédios da sua doença crônica
bombinha para asma
descongestionante nasal

Lembre-se que, dependendo do destino da sua viagem, você encontrará outra estação do ano (dããããããã). O que isso tem a ver com a sua pele? Tudo. Marque uma consulta com o seu dermatologista para ele montar um esquema de pele específico para a sua viagem. Foi isso mesmo que você leu: viagem. Peça para ele fazer um esquema bem simples, com o mínimo de produtos indispensáveis que você deve levar. Ninguem vai querer passar mil cremes e máscaras tendo tanto para fazer na viagem. Fora o peso que você precisa carregar. Peça para ele te dar amostras, que você pode ir usando e jogando fora ao longo da viagem (a não ser que vá ficar 1 mês fora). Peça também para ele te dar uma lista de produtinhos legais para você comprar no exterior. Super importante essa consulta pré-viagem.

Para terminar essa primeira parte, não se esqueça de usar esse tempo pré-viagem para fazer um seguro de saúde internacional. Alguns cartões de crédito e seguros de carro oferecem esse seguro de viagens. Procure saber se você já não tem, e caso não tenha, providencie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recados Reais: