sábado, 11 de junho de 2016

O que levar para o bebê no avião - e outras dicas



Antes de começar, é sempre bom lembrar que cada criança tem uma necessidade diferente. Convém adaptar as dicas que vou dar hoje para as necessidades da sua família.

Fraldas e Kit de Higiene

Quantas fraldas levar costuma ser uma das maiores dúvidas dos pais. Na verdade, a resposta é super simples. Eu costumava levar a quantidade que o Gabriel usava normalmente, e mais umas quatro como garantia. Quanto mais horas dentro do avião, mais fraldas.

Uma dica: Em vôos noturnos, quando a criança passa mais horas com a fralda, eu costumava colocar a fralda certa do tamanho dele e outra maior por cima, só por garantia contra vazamentos. Mais uma vez, volto a repetir. Essa dica foi essencial para as necessidades da nossa família.

Meu filho tinha intolerância a lactose e diarréias eram frequentes. Cheiro de diarréia no banco do avião, é algo que transformaria a nossa viagem (e a das pessoas a nossa volta) em um filme de terror. Essa fralda extra já nos salvou de uma situação bem desagradável. Como a área ficará abafada, não deixe a criança muitas horas com duas fraldas, troque constantemente.
Não esqueça de levar lenços umedecidos novos (você não quer constatar que estão secos quando estiver precisando deles, certo?) e também leve aqueles sacos descartáveis para colocar fraldas sujas. Esses sacos acabam sendo usados para outras situações, como guardar uma colher suja, caso você não esteja com vontade de ir lava-la no banheiro naquele momento específico (ou não possa).

Alimentação

Aqui tudo dependerá da idade do bebê e do tipo de comida que ele ingere. Se mamar no peito, você ganhou na loteria. Não precisa se preocupar com nada, basta levar aquele pano que cobre os seios para te dar alguma privacidade.

Se mamar na mamadeira, leve uma lata com a fórmula em viagens longas (vai que o vôo atrasa). A água mineral você consegue no avião. Mas já leve de casa uma mamadeira preparada para dar ao bebê na hora da decolagem (isso alivia bastante a pressão no ouvido).

Para os maiores, que já comem papinha, recomendo que você também leve de casa. Para aquece-las, basta pedir água quente para a comissária de bordo. Como o processo de aquecimento dessa maneira costuma ser meio lento, não espere a criança estar berrando de fome para aquecer a comidinha. Já vi uma pessoa se queimar na pressa.
Independente da papinha ser preparada em casa ou comprada na rua, os potinhos de vidro costumam ter um tamanho perfeito para serem aquecidos dessa forma, em banho-maria.
A quantidade vai depender da fome do seu filho e das horas de vôo. Leve sempre uma a mais.

Roupas e Mantas

Quando a viagem durar muitas horas é essencial levar pelo menos umas duas mudas de roupas, no mínimo. Além de possíveis vazamentos, a criança pode golfar ou derramar líquidos por acidente, no espaço ínfimo das cadeiras do avião.

Prefira sempre aqueles macacões de mangas compridas, e escolha os que se fecham com zíper, que são muito mais práticos do que aqueles que fecham com pressão.
Leve também uma muda de roupa para você. Sugestão: calça legging (não ocupa muito espaço) + camisa + calcinha (sim, porque a calcinha também pode se molhar, caso vocês derrubem um suco no colo).

Leve também uma manta extra e fraldas de pano. não se esqueça de um travesseirinho, que pode ser aqueles de pescoço ou os normais, principalmente nos casos em que vocês não conseguirem reservar aqueles berços para os bebês. O braço cansa e um travesseiro extra ajuda até para garantir o conforto do seu corpo.

Brinquedos e afins

Quando se trata de bebês, não é muito difícil agrada-los. Mordedores não fazem barulho e garantem muito tempo de distração para os menores.
Os maiorezinhos gostam de mexer em tudo com aquelas mãos gordinhas. uma boa dica é levar aqueles livros educativos, que possuem texturas, abas para abrir e fechar, cada página é uma surpresa.

Se seu filho usa chupeta, leve duas.

Tablets são úteis, mas tome cuidado para o som não perturbar seu vizinho. Crianças maiores podem ser acostumadas com fones de ouvido antes da viagem. Com bebês, não recomendo os fones, mas o som precisa estar bem baixo mesmo. Isso não costuma ser um problema, pois nessa idade eles se distraem com o simples movimento de um desenho animado.

Organização

Para facilitar a sua vida na hora de arrumar "a bolsinha de bordo do bebê", procure levar sacos organizadores (você pode até mandar personalizar com o nome do bebê e a finalidade do saco).
É tão mais simples, ao sair para trocar uma fralda no banheiro, simplesmente puxar da bolsa, uma "sub-bolsa" que já contem fralda, creme de assaduras, saco descartável de fralda e lenço umedecido, ao invés de ter que procurar por cada item desses, individualmente, dentro da bolsa do bebê!
Eu costumo mandar fazer os meus no site do Elo 7. 

A bolsa "ideal" é leve e tem muitos bolsinhos estratégicos!

A escolha da bolsa de mão também é muito importante (e difícil). aqui no Brasil, as opções são bastante limitadas.
Gosto muito das bolsas da marca Skip Hop. Evite comprar as bolsas com material muito pesado, porque a essa altura já deu para perceber que você vai carregar bastante coisa.
Procure uma bolsa com muitos bolsos. Algumas bolsas importadas já vem com compartimento específico para mamadeiras, chupetas, lenços umedecidos e etc.
Talvez a manta, o travesseiro e as fraldas de pano, você prefira colocar na SUA mala de mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recados Reais: